top of page

Nome completo: Michael Kenji Shinoda
Alcunhas: Mike, Spike, Akira, Shinizzle, Glue, Spike Minoda
Data de nascimento: 11 de Fevereiro de 1977
Local de nascimento: Panorama City, Califórnia
Função: Voz, teclado, guitarra

Mike nasceu em Panorama City – cidade do condado de Los Angeles, Califórnia – é descendente de japoneses e casado com Anna Hillenger. O casal tem um filho chamado Otis. 

Biografia

 

Shinoda nasceu e cresceu no subúrbio de Agoura Hills, no condado de Los Angeles. O seu pai é descendente de japoneses, sendo Mike a quarta geração fora do Japão. Com cerca de quatro anos começou a estudar piano clássico e jazz durante 10 anos, e conta que havia uma loja onde havia aulas promocionais ensinando o básico de piano para crianças, quando a loja fechou, a professora continuou a dar aulas particulares para ele e para o seu irmão Jason, mais novo. Ele estudou técnicas de piano clássico, jazz e, por fim, hip-hop. Depois disso, passou a tocar teclado e a compor samples. Mike estudou na Agoura High School, onde conheceu Brad Delson. Juntos, eles costumavam compor e gravar músicas em um pequeno estúdio que Mike montou em seu quarto. Nessa época, ele ainda não sabia tocar guitarra. Ele só começou a aprender depois da entrada de Chester Bennington na banda. Sobre a sua arte, ele diz que desde que se conhece, desenha, e que tudo começou quando os seus pais descobriram que poderiam mantê-lo quieto nos restaurantes ao dar-lhe um papel para ele desenhar.

Depois de secundária Mike entrou na Faculdade de Artes e Design da cidade de Pasadena, para estudar design gráfico e ilustração. Com apenas 21 anos, Shinoda  formou-se na universidade com um diploma em ilustração. Ele desenhou o soldado com asas de libélula da capa do álbum Hybrid Theory, assim como todos os outros símbolos utilizados pelos Linkin Park. Até encontrarem Chester para substituir Mark Wakefield, ele fez o resto dos vocais.

No início da banda, ele passava o dia nas aulas de desenho e arte, depois disso fazia os seus trabalhos de casa, e então ia para o estúdio onde a banda ensaiava. O estúdio, por sua vez, trancava suas portas das 2h até as 8h. Nesse intervalo, ninguém podia entrar ou sair de lá. Por conta disso, Mike levava sua escova de dentes e um travesseiro, trabalhava a noite toda e dormia algumas horas antes de o estúdio abrir para que ele pudesse sair e começar tudo de novo.

Conta que na sua primeira tournée, pôde conhecer o Japão, e encontrou certa familiaridade com o lado paterno da sua família.

 

Linkin Park

 

Iniciamente chamada Xero, os Linkin Park ainda tentaram o nome Hybrid Theory, mas devido a um problema jurídico com outra banda, mudaram o nome para Linkin Park. Mark Wakefield foi o primeiro vocalista, mas com o seu abandono, Chester Bennington teve a sua oportunidade. Desde o início, Shinoda esteve estreitamente envolvido nos aspectos técnicos das gravações da banda, e sobre os lançamentos subsequentes desse papel continuou a expandir-se. Shinoda, em conjunto com os elementos da banda, produziu o Hybrid Theory EP, o primeiro álbum demo da banda. Mike organizou e supervisionou Reanimation, o álbum remix que foi feito em 2002, contribuindo com a sua própria produção de remixes que ele fez, para "Crawling" e "Pushing Me Away". Esse álbum teve participações como a do rapper Chali 2na, do vocalista Jonathan Davis e de outros contribuidores.

Em relação ao segundo álbum dos Linkin Park, Meteora, Shinoda continuou a expandir-se sobre os seus deveres como um músico e técnico de estúdio ou mesmo engenheiro. Além disso, para a espinha dorsal da arte do álbum, Shinoda colaborou com graffiti do artista DELTA, Frank Maddocks e Joe Hahn.

O Collision Course, álbum dos Linkin Park em colaboração com Jay-Z, lançado em 2004, teve todos os seus mashups montados, produzidos e mixados por Mike. A partir daí a sua participação na produção vem crescendo a cada novo albúm da banda.

A banda lançou o seu terceiro álbum de estúdio, o Minutes To Midnight, a 15 de maio de 2007,e neste álbum, Shinoda dividiu o crédito de produção com o produtor Rick Rubin, supervisionando a evolução musical do som da banda. Este álbum foi também a primeira vez que Shinoda, além de fazer o seu conhecido rap, cantou como voz de destaque em canções como "In Between" e "Hands Held High" além da canção bônus do álbum, "No Roads Left". Apesar de ser um "fiasco" na opinião dos dito fans, Shinoda cantando faixas, esta entre os melhores vocalistas, no número 72 do Top 100 Metal vocalistas de todos os tempos.

 

Fort Minor

 

Os Fort Minor são um projeto paralelo que Mike criou para mostrar mais o seu lado de “hip-hop” cantado nos Linkin Park. Ele explicou o nome do seu projeto numa entrevista.

 

'Fort' representa o lado mais agressivo da música. "Minor" pode significar algumas coisas: Se estivermos a falar sobre teoria musical, o tom menor é mais escuro. Eu queria o álbum ao invés de ter o meu nome na capa, tivesse um outro nome, porque eu quero que as pessoas se concentrem na música, não em mim.

 

O seu primeiro trabalho foi o álbum The Rising Tied, produzido por Jay-Z, que conta com a participação de vários artistas como Holly Brook ("Where’d You Go"), Styles of Beyond ("Remember the Name"), John Legend e muitos outros. Foi lançado no dia 22 de novembro de 2005 e o seu primeiro single foi a música Petrified, seguida por "Believe Me", "Remember The Name" e "Where'd You Go".

 

Arte e pintura

 

Mike formou-se em Arte de Ilustração na Art Center College Of Design. O seu trabalho é uma miscigenação de culturas, que mistura ancestrais japonês-americanos, guerilla street art e as suas experiências na música. Existem muitos músicos que também pintam, mas em contraste, Mike poderia ser um pintor cujo hobby é a música. O seu talento e habilidades sãos os mesmos em ambos, música e arte.

Ele participou da criação de arte para todos os álbuns e materiais promocionais dos Linkin Park e dos Fort Minor, desenhou para o DC Shoes Remix Series, participou do programa Kid Robot em benefício às vítimas do furacão Katrina, além de ter contribuído com várias peças para leilões de celebridades (incluindo guitarras pintadas, desenhos em lápis e caneta, arte na tela).

 

Vida Pessoal

 

Em maio de 2003, casou com uma namorada de longa data, Anna Hillinger. Segundo Mike, o single "Where’d You Go", foi escrita para sua mulher,para mostrar que ele entendia como ela se sente quando ele viaja. A canção "Kenji", também dos Fort Minor, foi escrita sobre a história dos seus familiares que viveram durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é descendente de japoneses.

É pai de um menino, que chama Otis Akio Shinoda.

 

Informações aleatórias

 

Mike Shinoda é multi-instrumentista. Além de guitarra, piano e teclado, ele toca baixo, bateria e mais alguns instrumentos de corda e sopro.

 

Em 2004, Mike criou uma edição especial dos tênis DC Clientele. Ele fez o design do tênis, a arte da caixa, da palmilha e dos materiais promocionais. Uma percentagem do lucro das vendas foi destinada ao Michael K. Shinoda Endowed Scholarship, um programa de bolsa de estudos criado por Mike em parceira com o Art Center College Of Design.

 

Em 2006, Mike fez sua primeira exposição de arte, Diamonds Spades Hearts & Clubs, no Gallery 1988. Ele exibiu os trabalhos feitos para ilustrar o disco “The Rising Tied”, dos Fort Minor, além de alguns trabalhos feitos em colaboração com outros artistas.

 

Ainda em 2006, Mike produziu algumas faixas do disco “Food & Liquor”, de Lupe Fiasco. Lupe conheceu Mike no iate de Jay-Z durante a VMA Afterparty, e deu-lhe uma mixtape com as suas músicas. Lupe gravou uma música que se tornou b-side do disco “The Rising Tied”, dos Fort Minor.

 

Em 2008, Mike fez a sua segunda exposição de arte, Glorious Excess, no Museu Nacional Nipo-Americano. Dessa vez, a exibição foi patrocinada pela DC Shoes. A exposição também serviu como lançamento dos novos tênis recriados por Mike para a coleção DC Remix Series.
A primeira parte da exposição, Glorious Excess (BORN) abriu as suas portas a 11 de Julho de 2008, e a segunda parte, Glorious Excess (DIES) aconteceu a partir de 22 de agosto de 2009.

As suas influências são : The Roots, Nine Inch Nails e The Deftones
 

Tem um cão de nome Collie, um outro de nome Bessie (que vive com a sua mãe) e um peixe.
 

O primeiro album que comprou foi "Slippery When Wet" dos Bon Jovi.
 

É o webmaster do site oficial dos Linkin Park.

 

Usa lentes de contato.


Frases


"Escrever canções e compartilhá-las com as pessoas é uma experiência inesquecível. Não posso pensar em algo mais gratificante que ver as pessoas vindas de diferentes lugares para disfrutar de nossa música. Obrigado"


"Chester e eu escrevemos sobre emoções universais, quer isto pareça insignificante, otimista ou frustrante"


"Nós escrevemos sobre o dia a dia, porque as vezes é bom saber que há outras pessoas estão indo na mesma direção que nós"


"Começamos com a banda porque estávamos esperando por um som que não aparecia nunca. Nós nos cansamos de esperar e decidimos fazer por conta própria"

 

“Somos famosos, mas não somos celebridades.”

 

“Sou um viciado em recuperação. Sou viciado no Chester. Esse é o problema.”

 

“Tenta fazer algo que não tenhas feito anteriormente. Não faças sempre as mesmas coisas.”

 

“Prefiro acordar cedo e fazer algo do que me deitar tarde e dar cabo do meu corpo.”

 

“Eu gosto de sapatilhas. Acho que podemos dizer que sou um colecionador.”

Mike Shinoda

Segue-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
Segue os Linkin Park
  • logo.png
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • images.png
  • LPU.png
Recent Posts
Search By Tags
Segue o Chester Bennington
  • Sem Título.png
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
Segue o Mike Shinoda
  • sig1.png
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
Segue o Joe Hahn
  • JH.png
  • Twitter Classic
Segue o Dave Farrell
  • Twitter Classic
Segue o Music For Relief
  • music-for-relief-mfr_logo-261x300.png
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
Segue o The Power World
  • powertheworldpreto.png
  • Facebook Classic

2015

 

 

Tour Europeia

01.11.2015 - Tempe Beach Park, Tempe, AZ, E.U.A

Magazines Oficiais
bottom of page